Como funciona a avaliação física em academia?
- Rozi Cabrini

- 1 de fev. de 2023
- 3 min de leitura
Atualizado: 9 de ago. de 2023
Todos sabemos que atividade física e qualidade de vida são questões completamente interligadas. Mas para entrar numa academia muitas vezes precisamos ter nossa saúde avaliada. Você sabe como funciona a avaliação física em academia?

Qualquer que seja a atividade escolhida, os exercícios físicos trazem benefícios relevantes para a saúde física e mental, enquanto que o sedentarismo é um fator de risco para a mortalidade comparável ao fumo, à hipertensão e ao colesterol alto.
Nesse artigo:
Porém, se faz alguma tempo que você não pratica, tem algum problema de saúde já diagnosticado, obesidade, ou até mesmo alguma preocupação particular, deve procurar um médico para fazer uma avaliação antes de começar a treinar. E isso vale para qualquer atividade física, não só academia!
A avaliação médica
O médico cardiologista avaliará e definirá os exames mais importantes para cada pessoa de acordo com seu histórico de saúde, idade e possíveis doenças e condições conhecidas ou observadas por ele.
Os principais exames solicitados, quando o médico julgar necessários, são os exames de sangue, eletrocardiograma (ECG), teste ergométrico e ecocardiograma de estresse.
É importante notar que a avaliação médica varia muito, e em muitos casos não é nem mesmo necessária.

Testes de aptidão física
Após a avaliação médica, com o atestado em mãos (é bom saber que algumas academias exigem atestado), você está pronta para o próximo passo: a avaliação física propriamente dita, na academia.
Essa avaliação de aptidão física é feita pelo profissional educador físico de sua academia medindo características como nível de resistência muscular e composição corporal (sua proporção entre massa muscular e gordura) e define seu treino à partir de seus resultados e objetivos.
Essa avaliação será feita com o objetivo de definir seu programa de treino e também seus objetivos a curto, médio e longo prazo e muitas vezes pode ser refeita, comparando suas informações "antes e depois" para avaliar seu progresso e traçar novos objetivos e alterações nos treinos.
Força muscular e resistência:
Teste de flexão: as flexões são exercícios simples e abrangentes, perfeitos para medir a força muscular e a resistência a atividades físicas intensas.
Teste de sit up: a realização de abdominais no estilo sit up (a abdominal clássica, no chão) vai ajudar a descobrir qual é o seu verdadeiro condicionamento físico.
Teste de flexibilidade: sentado no chão, tente alcançar o pé com as mãos sem dobrar os joelhos: mede a flexibilidade dos quadris, do músculo posterior das coxas e das costas.
Vale lembrar que esses testes são usados levando-se em conta idade e sexo da pessoa avaliada.

Composição corporal (medidas antropométricas)
Nessa etapa são medidas características como altura, peso, circunferência da cintura e quadril, pressão arterial e frequência cardíaca em repouso.
A relação cintura-quadril é um indicador de risco de saúde, por isso sua importância. Quando a medida da cintura é maior do que a medida do quadril, existe um risco acentuado para doenças cardíacas e diabetes.
IMC (Índice de massa corporal)
O IMC é calculado dividindo-se o peso de uma pessoa em kg (quilogramas) pelo quadrado de sua altura em metros.
Exemplo: uma pessoa que pesa 60kg e mede 1,65m de altura deve fazer o seguinte cálculo: 60÷(1,65)². Resolvendo o parênteses, temos 60÷2,72, e ao concluir a divisão, temos o IMC dessa pessoa, que nesse caso seria 22,06. Com esse dado, podemos interpretá-lo na seguinte tabela:

Até 18,4 - Abaixo da média, o ideal é aumentar
18,5 a 24,9 - Considerado peso normal
25 a 29,9 - Sobrepeso, aconselhável diminuir
30 a 34,9 - Obesidade grau 1
25 a 39,9 - Obesidade grau 2
40+ - Obesidade mórbida
Adipômetro
O adipômetro (primeira figura) também é usado na avaliação física nas academias. Esse è um dispositivo que mede a porcentagem de gordura à partir das dobras da pele em pontos específicos do corpo. O valor obtido é usado em uma fórmula e calculada pelo profissional que faz a medição.
À partir dessas avaliações, o profissional da academia terá uma ideia muito melhor de qual é a sua situação e poderá usar esse conhecimento para te ajudar a alcançar seus objetivos, sejam quais forem. E como dito anteriormente, a reavaliação pode acontecer quando você achar necessário para descobrir quais resultados foram alcançados e qual caminho levar agora.
Fontes:













Comentários