Qual o melhor calçado para treinar?
- Rozi Cabrini

- 8 de nov. de 2023
- 3 min de leitura
Nossos pés são a base e apoio de todo o corpo e de todos os nossos movimentos, por isso a importância da escolha de um calçado adequado à cada situação e a cada tipo de atividade do dia a dia. Você sabe qual é o melhor para você?

E se o calçado correto faz tanta diferença no dia a dia, os treinos de musculação e atividades físicas não ficariam de fora. É muito importante escolher o calçado adequado para treinar, evitando assim problemas físicos futuros, que você pode nem perceber até que seja tarde demais, além de melhorar a sua performance nos exercícios.
O calçado correto oferece o que é imprescindível num treino bem feito: apoio perfeito, suporte aos movimentos, amortecimento, aderência ao solo e proteção às articulações dos tornozelos e dedos dos pés.
Então como faço para escolher o calçado correto?
Os tênis e calçados similares são sempre os mais indicados, e atualmente são fabricados levando em conta as especificidades de cada esporte, então o mais importante é decidir qual será o esporte praticado, e assim acertar na escolha. Separamos duas das categorias mais abrangentes abaixo para que você possa se orientar melhor na hora da escolha:
- Musculação
Na musculação o tênis deve ser confortável mas com pouco amortecimento, pois os exercícios são de baixo impacto, e o amortecimento em excesso poder também contribuir com falta de estabilidade, que é importante quando se está levantando bastante peso.
É importante garantir a estabilidade também das articulações, além de flexibilidade e ventilação nos pés. Eu particularmente gosto de botinha de cano baixo, porque além de lindas ainda mantém os tornozelos protegidos.
O solado do seu calçado deve ser plano, dando firmeza ao tornozelo e arco dos pés durante alguns movimentos específicos como o agachamento e o stiff.
Vários profissionais do esporte, assim como alguns ortopedistas e fisioterapeutas, tem defendido o treino na musculação com os pés descalços. Treinar descalço melhora a consciência corporal no espaço físico e dá um maior controle dos movimentos por permitir que a sensibilidade dos pés em contato com o chão perceba o apoio que necessita de forma muito mais precisa, ajudando também a corrigir a postura.
O Vilém, que também escreve aqui no De Shape e Alma, treina em casa, e sempre descalço, e percebe claramente as vantagens nessa forma de treino. A opinião dele é que as pessoas precisam tentar pelo menos uma vez para perceber porque é melhor, e não vão querer mais voltar.
- Corrida
Para a corrida, o tênis deve ser confortável, ter estabilidade, e um amortecimento mais robusto para absorver o impacto do pé no chão, evitando vários problemas que podem surgir com o tempo, como lesões nos joelhos, torção nos tornozelos e até traumas mais graves.
Uma dica importante aqui é comparar o tamanho do seu pé com o tamanho da palmilha, calçar o par de tênis que pretende comprar e caminhar um pouco, observando se acontece algum aperto ou desconforto, mesmo que seja bem leve.
Sentiu pegar nos dedos ou no calcanhar? Então imagina quando estiver correndo. Sempre leve em conta que os pés incham um pouco durante o movimento, porém os calçados se adaptam aos pés logo que começam a ser usados, dependendo do material. Então é bom que seu pé não esteja nem muito folgado, nem muito apertado.
Palavrinhas finais
São muitos os tipos de esportes e treinos disponíveis hoje em dia, todos totalmente diferentes em seus movimentos e até nas superfícies onde são realizados, assim, é muito importante escolher o calçado ideal para o seu esporte específico. Busque informações sobre que tipo de calçado você realmente precisa, pratique com o que você já tem para perceber onde pode melhorar, e então compre um que possa suprir essas necessidades.













Comentários