Como se comportar na academia?
- Rozi Cabrini

- 5 de nov. de 2023
- 3 min de leitura
A academia vai além do simples treino. Nela fazemos amizades, e serve até mesmo como terapia, para nos aliviarmos do estresse do dia a dia e termos um encontro com nós mesmas.

Você já pensou sobre quais são os comportamentos mais adequados no ambiente de uma academia? Pode parecer uma forma antiquada de se pensar hoje em dia, onde o foco está completamente no indivíduo, mas saber como tratar (e ser tratado) num ambiente comunitário faz toda a diferença em nosso bem estar.
A conversa
Na maioria das vezes, as conversas são realizadas com a intenção de ajudar ou buscar ajuda, socializar, ou simplesmente distrair-se, e não há nada de errado nisso, mas é importante reparar no outro, pois muitas vezes ele está tentando se focar em seu treino mas não diz nada pois quer ser gentil.
Gritos e barulho
Acontece também, principalmente durante os treinos mais fortes, a substituição das conversas por gritos e gemidos. Essa é uma forma comum entre algumas pessoas de extrair aquela força que faltava para terminar a última série, mas cuidado para não exagerar.
Comportamentos desse tipo invadem o espaço alheio e atrapalham o treino das pessoas ao seu redor.
Respeitar quem está de fone
Não são todas as pessoas que querem interagir. Às vezes o que precisamos mesmo é de uma música que nos estimule a realizar um treino mais forte. Além disso, cada uma de nós tem um treino específico, delimitado por quantidade de séries, número de repetições e tempo de descanso.
Quando estamos no meio de um treino, estamos contando todas essas variáveis e não é agradável ser interrompida nesse momento. Então lembre-se que quando observar alguém usando fones de ouvido, interprete como: "por favor, não perturbe. Não quero ser incomodado".
Respeitar a concentração alheia
E já que falamos sobre conversas, gritos e fones de ouvido, podemos concluir que a melhor ideia é respeitar a concentração alheia, sempre. Para garantir os resultados que desejamos, precisamos nos concentrar em todas as etapas de nossos movimentos e realizá-los corretamente, assim evitando qualquer acidente ou trauma. A concentração, para aqueles que querem um resultado satisfatório, deve ser total.
Cuidado com tópicos sensíveis
Essa é apenas uma questão de etiqueta que pode ser aplicada em qualquer outro lugar onde convivemos com pessoas desconhecidas. Alguns assuntos, como aqueles que podem causar discussões mais acaloradas, como religião e política, devem ser evitados na academia, sempre que possível.
Então a não ser que você conheça suficientemente a pessoa com quem está conversando e o que ela pensa sobre o assunto, prefira assuntos menos sérios e polêmicos, principalmente nos dias atuais de tanta polarização.
Ajudar quando necessário
Ajudar quando perceber que é necessário ou quando é solicitado é uma forma de criar conexões e mostrar que você está ali para cooperar. Se você observa que alguém precisa de uma mãozinha, não custa nada se oferecer, e caso ela aceite, um simples ato de gentileza pode se tornar o início de uma nova amizade.
Alternar a máquina com alguém
Imagine a seguinte situação: é o seu último exercício, a máquina que você necessita está sendo usada por outro pessoa, e o peso usado é bem próximo do seu. Que tal propor que alternem o uso da máquina? Pode valer a pena e, como na dica anterior, até mesmo te render uma nova amizade.
Mas lembre-se, é direito da outra pessoa recusar, então não se estresse caso isso aconteça. As pessoas são diferentes e tem as suas próprias formas de fazer as coisas.
Pedir ajuda quando estiver indo até a falha
Nos treinos em que o objetivo é chegar até a falha, dependendo da máquina que está usando, pode ser importante ter a ajuda de alguém para não se machucar. Com essa ajuda é possível atingir o seu objetivo sem maiores riscos.
Além disso, um pouco de estímulo sempre vai bem. Ouvir aquele "mais uma, mais uma, você aguenta!" pode ser o empurrãozinho que você precisava.
Para terminar
Que todas as pesquisas científicas comprovam os benefícios da musculação à saúde nós já sabemos, mas frequentar uma academia de musculação é muito mais que isso. Os treinos personalizados nos conferem mais músculos e uma forma física ideal, de acordo com os nossos objetivos, e isso não é tudo: fazemos amigos, que muitas vezes levamos para a vida, e é possível até mesmo encontrar um amor.
Eu gosto muito dessa convivência na academia, e costumo chamar ela de minha "terapia". E você?













Comentários