Benefícios do exercício físico para a saúde mental
- Vilém S.
- 19 de jan. de 2023
- 3 min de leitura
Atualizado: 9 de ago. de 2023
Já não é de hoje que sabemos que se exercitar traz inúmeras melhorias para as nossas vidas, mas quais são realmente essas melhorias? Vamos descobrir quais são os benefícios do exercício físico e porque ele é tão importante para a vida moderna

Nesse artigo:
Exercício físico e a melhoria na saúde mental
A importância da atividade física realizada regularmente é descrita em vários estudos que demonstram os benefícios ao organismo como um todo, fisicamente, metabolicamente e mentalmente. Alguns desses benefícios incluem a diminuição dos sintomas da depressão e até o alívio da ansiedade em pessoas portadoras de transtornos de ansiedade, em alguns casos produzindo até mesmo efeitos benéficos em casos de doenças mentais mais complexas e difíceis de tratar.
É por isso que a prática de qualquer atividade física está intimamente ligada a qualidade de vida.
Vários dos transtornos mais comuns e problemáticos de nossa época se beneficiam muito da atividade física, como:
Ansiedade e estresse
Transtorno de déficit de atenção/Hiperatividade (TDAH)
Depressão
Transtorno do pânico
Transtorno de estresse pós-traumático (TEPT)
Um estudo publicado na JAMA Psychiatry, por exemplo, demonstrou os resultados de uma pesquisa utilizando o treinamento físico resistido como terapia alternativa e/ou coadjuvante para sintomas depressivos, e o mais surpreendente é que houve uma redução significativa nos sintomas à partir dos exercícios físicos em todos os pacientes que fizeram parte da pesquisa. Isso mesmo, todos! A conclusão não pode ser outra: a realização de exercícios físicos deve sempre ser utilizada como auxiliar em todas as terapias.
Leia também: 10 dicas de bem estar infalíveis

Benefícios para além da estética
Muito além do ganho de peso e seus efeitos colaterais, esses estudos ainda mostram que a falta de exercício físico está sempre relacionada à pessoas que desenvolvem doenças coronarianas, osteoporose, certos tipos de câncer, diabetes mellitus e até doenças no pulmão.
Os efeitos do exercício físico no corpo humano são inúmeros, e sua prática é um instrumento poderoso para prevenir muitas doenças.
Além dos exercícios de resistência praticados em academia, temos ainda as opções de caminhada e corrida, que podem ser feitas ao ar livre, em parques e jardins, garantindo também os benefícios e prazeres do contato com a natureza, que também tem sido comprovado como um fator de grande ajuda em tratamentos para transtornos mentais e emocionais.
O ato de caminhar e correr é ótimo para a saúde em geral, e muito importante para minimizar o risco de doenças cardiovasculares, auxiliando no emagrecimento pois, além da perda calórica, ainda diminui o apetite. Não é de hoje que sabemos que a caminhada, à longo prazo, também tem muitos benefícios, como fortalecer a capacidade pulmonar e o coração, regular a pressão arterial, entre outros benefícios, não é verdade?

Mas como começar?
Você deve começar a caminhada realizando pequenos percursos e, ao longo do tempo, aumentar gradativamente a distância percorrida.
Lembre-se de usar os tênis corretos para a atividade e para o seu tamanho e sempre roupas confortáveis. Use e abuse do protetor solar, e não esqueça da garrafinha de água nos dias muito quentes e secos, também um item importante para se manter com a hidratação em dia.
Para a musculação, seja em casa ou na academia, vale a mesma regra. Comece devagar, com os equipamentos corretos, observe seu desenvolvimento e aumente seus pesos sempre que perceber que os exercícios se tornaram fáceis.
E não esqueça de aproveitar da ajuda dos profissionais, sempre que disponíveis!
Convide amigos para caminhar e para frequentar a academia, aproveite os prazeres visuais e os cheiros encontrados pelo caminho, todos os novos estímulos de uma nova atividade trazem benefícios incríveis para a nossa melhora, em todos os sentidos.
Respire profundamente e busque seu resultado!
Fontes:
Mazyarkin Z, Peleg T, Golani I, Sharony L, Kremer I, Shamir A. Health benefits of a physical exercise program for inpatients with mental health; A pilot study. J Psychiatr Res. 2019;113:10-16. doi: 10.1016/j.jpsychires.2019.03.002
Mikkelsen K, Stojanovska L, Polenakovic M, Bosevski M, Apostolopoulos V. Exercise and mental health. Maturitas. 2017;106:48-56. doi: 10.1016/j.maturitas.2017.09.003
https://jamanetwork.com/journals/jamapsychiatry/article-abstract/2680311?redirect=true
https://www.webmd.com/heart/news/20130404/brisk-walking-equals-running-for-heart-health-study













Comentários