Termogênico: auxiliando no emagrecimento
- Rozi Cabrini
- 15 de nov. de 2023
- 3 min de leitura
Atualizado: 18 de nov. de 2023
O emagrecimento é uma tarefa difícil. Apesar de alimentação correta ser de longe a principal forma para se perder peso, toda ajuda é bem-vinda. É aí que entram os termogênicos

Os termogênicos
Termogênicos são substâncias que estimulam a produção de calor em nosso corpo.
Para gerar esse calor, é necessário um maior gasto energia.
Por consequência, o gasto de energia maior nos leva a perder peso.
Esse gasto de energia, se for maior do que a energia adicionada ao corpo através dos alimentos, é chamado de déficit calórico, e realmente auxilia na perda de peso. E não só de perda de peso se faz um termogênico, outros efeitos deles incluem:
a aceleração do metabolismo,
a facilitação da eliminação de líquidos do corpo (que causam inchaço e desconforto),
a oxidação da gordura (e posterior eliminação pelo corpo)
e a diminuição do apetite.
O maior gasto de energia e a aceleração do metabolismo causados pelos termogênicos auxiliam na perda de peso mesmo com o corpo em completo repouso. Mas vale lembrar que esse gasto calórico sozinho não terá um efeito significativo no emagrecimento se não for acompanhado de uma dieta muito bem feita, juntamente com os exercícios físicos corretos.
Os suplementos termogênicos
Você já ouviu falar sobre suplementos termogênicos? Esses suplementos são produzidos por laboratórios com a finalidade de diminuir a gordura do corpo. São feitos a partir de várias substâncias químicas, algumas delas retiradas de condimentos, bebidas e temperos que usamos no dia a dia.
Esses suplementos não tem contraindicação, porém podem causar efeitos indesejados em algumas pessoas, por isso é importante ter conhecimento sobre o tipo de suplemento, seus possíveis efeitos colaterais, e sempre ouvir o seu corpo.
Além dos suplementos industrializados, existem ainda os termogênicos naturais que com certeza você já conhece e talvez tenha consumido muitos deles sem conhecer suas proprierades emagrecedoras.
Os termogênicos naturais
Os termogênicos naturais fazem parte da nossa alimentação diária e podem substituir os suplementos termogênicos com a vantagem de acrescentar sabor e prazer à nossa alimentação. São eles:
- Café: seu principal componente, a cafeína, estimula o gasto calórico e consequentemente a perda de peso corporal.
- Chá verde: o chá verde também contém cafeína, além de catequinas, em quantidade relevante. São substâncias com propriedades termogênicas que auxiliam na queima de gordura aumentando o funcionamento do metabolismo.
- Chá de hibisco: possui ação termogênica favorecendo a perda de peso e diminuindo a absorção de gordura e açúcar dos alimentos, o que evita os picos glicêmicos, tão prejudiciais à saúde.
- Água gelada: embora não seja um alimento propriamente dito, a água quando ingerida gelada deve ser aquecida pelo organismo enquanto é absorvida, gerando gasto calórico nesse aquecimento, mesmo que pequeno.
- Gengibre: um copo de água com gengibre pode diminuir o apetite, interferindo positivamente no IMC (índice de massa corporal). Além disso, seu efeito termogênico pode auxiliar na aceleração do metabolismo.
- Canela: possui efeito termogênico que acelera o metabolismo, faz a oxidação da gordura, consegue estimular o corpo à utilização do tecido adiposo (gordura) como energia. E claro, além do gosto e aroma incríveis.
- Pimenta vermelha: a capsaicina, componente ativo da pimenta vermelha, aumenta o metabolismo e também é termogênica, provocando maior queima de calorias. Pode também diminuir o apetite além de oxidar a gordura (o corpo passa a utilizar essa gordura como fonte de energia). Porém algumas pessoas não tem tolerância ao seu uso devido à sua picância, então se pimenta não é pra você, não se preocupe, são várias as alternativas.
Para terminar
È aconselhável não utilizar os termogênicos antes de dormir, pois seu efeito no aceleramento do metabolismo pode atrapalhar o sono. Se quiser aproveitar totalmente dos efeitos do termogênico, um dos momentos do dia mais recomendado é antes do exercício físico, pois ele pode potencializar a queima de gordura e ainda te colocar numa posição muito melhor para dar o seu máximo.
Comments