Qual é a atividade física perfeita para mim?
- Rozi Cabrini

- 1 de dez. de 2023
- 3 min de leitura
Atualizado: 1 de abr. de 2024
Escolher uma atividade física para dedicar seu tempo e energia, seja por recomendação médica, pela estética ou pelo prazer que se exercitar proporciona, é uma etapa muito importante de um processo que será determinante na sua vida.

E essa é uma escolha individual, feita de acordo com as características de cada pessoa, além também de seu gosto pessoal e objetivo.
Defina seu objetivo principal
Se o seu objetivo é ganhar músculos e força, a musculação e o crossfit são duas das principais opções.
Caso o objetivo seja melhorar a resistência e a capacidade cardiorrespiratória, as opções podem variar entre natação, corrida, ou ainda tantos outros exercícios aeróbicos.
Leve em conta a sua personalidade
Algumas atividades físicas exigem maior exposição, como:
aulas de ginástica,
jogos de futebol,
basquetebol.
Já outras atividades, como a musculação, são individuais, perfeitas para quem prefere ficar sozinho. Pergunte-se: como me sinto em uma aula de ginástica, com uma sala cheia de pessoas se exercitando em conjunto? Adoro a ideia, ou não tenho nem vontade de começar?
Tempo disponível e acesso à atividade
Algumas atividades, principalmente aquelas feitas em grupo, exigem um compromisso com horários e lugares pré-determinados, pois caso contrário acaba por prejudicar o grupo, como num time de basquetebol, por exemplo.
Se a escolha for por caminhadas, essas podem ser feitas individualmente, no horário em que escolher, mas qualquer que seja a atividade escolhida, seu acesso deve ser fácil, preferencialmente próximo de sua casa ou trabalho, sem maiores dificuldades de locomoção, evitando aquela vontade de não ir que temos nos dias mais difíceis.
Condições física, de saúde, e seus limites
É muito importante saber se há algum problema de saúde presente antes de iniciar uma atividade física nova, e se você não tiver certeza, procure uma avaliação médica. A condição física de treinamento ou sedentarismo deve ser respeitada em todo exercício, assim como os limites de cada indivíduo, além dos limites de movimento e cargas.
Qual o melhor treino para melhorar a saúde?
Os exercícios aeróbicos são considerados uma das melhores opções para quem é completamente sedentário. A sua principal contribuição é com melhora do cardiorrespiratório, aumentando a resistência do coração e dos pulmões, e dessa forma, com a frequência cardíaca e respiratória aumentadas, possibilita maior fluxo sanguíneo aos músculos, regula a pressão arterial, mantém baixo o nível glicêmico e até auxilia na perda de peso.
A musculação também é incrível para começar, mas é importante não exagerar no começo, deixar o seu corpo se acostumar aos poucos, e dar prioridade para a execução perfeita dos movimentos, evitando os pesos excessivos. Os benefícios são muito parecidos com os dos exercícios aeróbicos, e incluem outros, como a proteção da sua postura e do corpo como um todo, emagrecimento (mesmo quando não está treinando), e um corpo (e pele) mais firme, forte, e de aparência mais jovem.
Por fim
Seja qual for a sua escolha, saiba que ela irá impactar positivamente em sua saúde e contribuirá para evitar várias doenças modernas, como a obesidade. A recomendação é de, ao menos, 150 minutos por semana, que você pode distribuir entre várias atividades diferentes, de acordo com a sua disponibilidade e necessidade.
Avalie a sua situação e faça uma escolha informada. só você pode descobrir qual é a sua melhor atividade física, e você saberá que é ela quando a encontrar.
Fontes:













Comentários