top of page

O adoçante não é tão amigo quanto parece

  • Foto do escritor: Vilém S.
    Vilém S.
  • 30 de nov. de 2023
  • 2 min de leitura

Atualizado: 1 de abr. de 2024

O adoçante é uma ferramenta extremamente útil, sejamos francos. Vivemos uma epidemia de obesidade, e torna-se cada vez mais difícil nos orientarmos sobre o que consumir e o que evitar. Mas será que o adoçante é tão seguro assim?

homem atormentado pelo fantasma do adoçante
A moderação é importante em todos os aspectos da alimentação

O adoçante não é tão amigo quanto parece

Os adoçantes vieram para ficar. São uma ótima alternativa aos açúcares, principalmente para aquelas pessoas que não conseguem abandoná-lo sem ajuda (como foi o meu caso). Mas também sabemos que eles não fazem tão bem assim, então o que fazer?


O aspartame é o exemplo mais conhecido. Por muito tempo foi o adoçante mais consumido, e é um dos mais antigos, desde que os adoçantes se tornaram realmente populares, mas é notório que deve ser evitado, pois não é nem um pouco saudável.


Mas mesmo as opções mais modernas tem suas particularidades e formas corretas de serem utilizados, ou então também podem fazer mal. Por exemplo: você sabia que os adoçantes não podem ser aquecidos? É necessário comprar um tipo específico de adoçante, como o xilitol, para isso, e ele não é nem um pouco barato.


Em busca do sabor natural

Um dos adoçantes menos controversos é a stevia, derivado de uma planta, e por isso, supostamente, é o mais próximo que temos de um adoçante natural. Mas há uma contrapartida, seu sabor não é dos melhores, e isso leva um tempo para acostumar.


Mas e os sabores naturais de verdade? É sobre isso que deve ser o uso dos adoçantes. Sobre a transição do consumo de açúcar refinado para os adoçantes, e depois para o que é realmente natural, como as frutas.

Ao vermos os adoçantes como apenas uma fase transitória, seus malefícios se tornam menos importantes, já que esses serão temporários em nossa dieta, e inevitavelmente substituídos pelo que é realmente natural.


As frutas como fonte de açúcar e sabor

É nas frutas que devemos procurar o açúcar do qual precisamos, o sabor que só ele pode nos proporcionar. Afinal, essa é a fonte original, que consumimos durante milhares de anos, e temos um organismo altamente adaptado para esse consumo.


Só não podemos esquecer de que o consumo deve ser feito com a fruta ainda inteira, pois seus nutrientes, e principalmente as suas fibras, fazem uma diferença muito grande na forma com que o seu açúcar é absorvido, amenizando os seus efeitos mais prejudiciais como a influência que o açúcar tem em nossa glicemia (causando os tão prejudiciais picos glicêmicos).


Palavras finais

Se você ainda não faz uso dos adoçantes, faça. Os benefícios são garantidos, quando comparamos seu consumo com o do açúcar refinado. Se você já faz, parabéns, mas lembre-se de que é importante abandoná-los, amadurecer o seu paladar para alimentos mais naturais, e encontrar na "comida de verdade" os sabores que procuramos.


Veja os alimentos como muito mais do que apenas uma fonte de prazer imediato, eles são uma ferramenta para melhorar e prolongar nossas vidas, fonte de energia do organismo, e trocar esse prazer imediato por um futuro mais saudável é uma escolha muitas vezes difícil, porém sábia, e com recompensas que valem muito a pena.

Comentários


Minifotos - deshapeealma.jpg

Olá, que bom ver você por aqui!

De Shape e Alma é o hub perfeito para todo assunto voltado a corpo, saúde e bem estar. Adoramos ter você conosco e esperamos te ver novamente, em breve!

Fique por dentro de todos os posts

Obrigado por assinar!

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Pinterest

© 2023 por De Shape e Alma

bottom of page