Natação - será que eu devo começar?
- Rozi Cabrini

- 6 de dez. de 2023
- 3 min de leitura
Atualizado: 1 de abr. de 2024
Assim como caminhar, que foi uma condição básica para a evolução do ser humano enquanto buscava alimentos e se defendia, a habilidade de nadar também está relacionada à evolução. Foi nadando que pudemos sobreviver, buscar alimentos e nos espalhar pelo planeta.

Natação como exercício físico
A natação é um dos exercícios mais completos que existem, pois trabalha vários dos nossos músculos e, ainda mais intensamente, os:
glúteos,
o abdômen,
o peito,
os braços
e as costas.
E por isso mesmo a natação é uma atividade perfeita para quem busca a definição muscular.
Além disso, ter o corpo submerso em água enquanto faz movimentos difíceis faz com que você se proteja de lesões, já que a água diminui muito o impacto. Essa é uma vantagem importantíssima em relação à outros exercícios para as pessoas que já possuem alguma lesão pré-existente ou algum outro tipo de dificuldade de locomoção.
Natação como recomendação médica
Por ser um exercício que trabalha uma variedade muito grande de músculos, além de ter baixo impacto, preservando as articulações (principalmente joelhos), a natação é a primeira indicação para algumas situações específicas de saúde, como:
Recuperação de lesões: a natação pode treinar a recuperação da flexibilidade, da força muscular e da mobilidade, após uma lesão ou cirurgia, evitando assim tanto a dor quanto desconforto durante o treinamento, que estaria muito presente em outras atividades físicas.
Controle da dor em doenças crônicas: doenças como a fibromialgia e a artrite tem sua dor reduzida e seus portadores percebem melhora na qualidade de vida.
Excesso de peso: a natação estimula a perda de peso mais rápida, e é especialmente benéfica para pessoas com obesidade grave. A água exerce resistência aos movimentos sem causar qualquer impacto, removendo parte da pressão sobre as articulações que é tão comum nas pessoas obesas.
Tratamento de doenças respiratórias: a natação promove o fortalecimento dos músculos responsáveis pela respiração, facilitando o seu controle e aumentando a capacidade respiratória em geral, possibilitando assim maior aporte de oxigênio, que beneficia nosso organismo em várias frentes.
Problemas na coluna, inclusive escoliose: a natação é recomendada para casos específicos, como por exemplo no fortalecimento da musculatura que envolve a coluna, auxiliando no tratamento da escoliose em nível moderado. Mas lembre-se, essa recomendação não serve para todos os casos de problemas na coluna, então esteja atenta à isso e sempre consulte o seu médico.
Ansiedade: a natação pode colaborar com o tratamento de ansiedade e também de depressão. A liberação de endorfina, de dopamina e de serotonina controlam os sintomas e causam até melhora de humor. Os movimentos executados na natação colaboram também para relaxar e limpar a mente.
Quem pode praticar natação?
A natação é o mais universal dos esportes, e todos podem praticá-la. Em algumas situações muito específicas, como bronquites, crises de asma, otite, sinusite e alguns tipos de dermatose, pode haver a necessidade de interromper os treinos, porém somente até a recuperação. Resolvido o problema, é possível retomar seus treinos normalmente.
A natação também é indicada para todas as idades. Além de todos os benefícios da natação, ainda existem algumas particularidades conforme a idade:
- Os bebês
podem fazer natação desde recém-nascidos (são imagens que todas nós já vimos), desde que com a orientação correta, e é incrível a facilidade com que aprendem a nadar. O processo de engatinhar e depois caminhar é até mesmo antecipado nesses casos, por causa do estimulo à coordenação motora causado pela natação.
Além disso, o convívio com outros bebês é perfeito para a socialização. Há também o gasto calórico, que evita a obesidade infantil, que está cada vez mais alta, e os movimentos na água relaxam e acalmam o bebê.
- As gestantes
conseguem diminuir o inchaço natural da gravidez, além de trabalhar a respiração, que é um processo muito importante durante o parto. É preciso salientar aqui a importância de sempre consultar o médico regularmente, que avaliará, e autorizará, a natação para gestantes.
- Os idosos
também se beneficiam devido à ausência de impacto da natação, porém um médico deve ser consultado, pois em alguns casos, a recomendação é trocar a natação pela hidroginástica, que tem um foco diferente nos movimentos, exercícios, e resultados buscados.
Palavrinhas finais
São muitos os benefícios da natação, e pouquíssimas as contraindicações, além de ser uma atividade muito refrescante nos dias mais quentes. Se você tem curiosidade, encontre um local próximo de sua casa, as opções são muitas, incluindo piscinas públicas, e descubra se é o esporte para você.
Que tal sentir-se sereia?













Comentários