Qual é o melhor horário para se fazer exercícios físicos?
- Vilém S.
- 27 de nov. de 2023
- 3 min de leitura
Atualizado: 31 de mar. de 2024
Geralmente quando pensamos no horário de nossas atividades físicas, fazemos uma decisão rápida, sem pensar muito. Mas há muito no que pensar para garantir o melhor resultado e evitar problemas, muitas vezes sérios.

Qual é o seu horário para se exercitar?
Geralmente a escolha é feita de forma bastante direta. De manhã antes de trabalhar ou estudar, ou no fim da tarde/noite, depois do expediente. Parece uma escolha bastante óbvia, e juntando à isso o fato de que as academias e locais públicos ficam cheios de pessoas praticando suas atividades físicas nesses horários, parece o correto a ser feito.
Mas não é tão simples assim.
Qual é o melhor horário para se fazer exercícios físicos?
A escolha deve ser feita de acordo com as suas necessidades pessoais, e isso inclui seu horário de trabalho e estudo, claro, já que é o ponto menos flexível em nossas vidas, mas é importante levar em consideração algumas outras coisas:
Você demora para se sentir alerta de manhã? Seu corpo demora para acordar, e o seu nível de foco e atenção continua baixo por muito tempo? Se esse é o seu caso, talvez seja melhor treinar mais tarde.
Você termina o expediente muito cansada? Quando chega em casa não quer outra coisa se não tomar um banho quente e dormir? Pode ser que a solução para você seja praticar exercícios na primeira metade do dia.
Escolher o horário errado traz riscos para a saúde?
Além disso, existem alguns riscos relacionados ao horário. Estar cansada demais ou muito distraída e sem foco pode te levar a sérios acidentes, principalmente na academia, onde usamos máquinas pesadas.
O cansaço atrapalha principalmente quando o exercício é feito na segunda metade do dia, quando já passamos horas e mais horas trabalhando, estudando e dando o nosso máximo o dia todo. Algumas pessoas conseguem ir para a academia tranquilamente nesse horário e sequer sentem qualquer fadiga, mas não é pra todo mundo.
Um dos maiores riscos do exercício no horário matutino é o mal súbito. Seu corpo precisa de um nível de estresse bastante alto para te acordar todas as manhãs (por isso mesmo ficamos de mal humor), e esse estresse pode sobrecarregar o coração de alguém que já tem algum problema e não sabe, então ao exigir ainda mais do corpo, tão rápido, o mal súbito pode acontecer.
O que fazer se não tenho alternativas?
Isso depende muito do tipo de exercício físico que você pratica. Muitas vezes a melhor alternativa pode ser usar o sábado e o domingo como dias de treino e esvaziar um pouco os dias da semana, deixando aquelas horinhas extras para descansar depois de um dia longo, se você sente que precisa disso.
É importante lembrar porém que a prática de exercício físico apenas uma ou duas vezes por semana não é o suficiente, e pode até ser prejudicial, para uma pessoa que leva um vida sedentária, de casa para o escritório, e do escritório para casa.
O ideal é se movimentar por pelo menos três vezes por semana.
Se está muito difícil encontrar tempo, já pensou em dividir mais os seus exercícios? Que tal fazer meia hora por dia, ao invés de uma hora a cada dois dias? Desde que você tenha seu corpo bastante aquecido e esteja bem alimentada, não há problema algum em treinos mais curtos e intensos. Apenas garanta que seu corpo está preparado para isso.
Últimas palavras
As atividades físicas são cada vez mais importantes, numa época em que passamos o dia todo sentados, em que tudo pode ser feito com o aperto de um botão, e que não saímos da frente de telas ou de dentro de nossas casas e escritórios.
Eu faço meus exercícios em casa há muitos anos, exatamente pela questão do tempo. Assim não preciso me arrumar, não preciso me locomover para outro lugar, apenas paro o que estou fazendo, faço os meus treinos, tomo um banho, e continuo com a próxima tarefa, e essa é uma das formas mais eficientes para quem já tem alguma prática.
Se o seu esporte requer movimento ao ar livre, como o ciclismo, então tente descobrir lugares bons e seguros perto de onde mora. Apenas escolha o local e comece.
E se ainda não pratica exercícios, comece devagar, vá com calma, perceba e escute o seu corpo. Aos poucos você perceberá do que ele precisa e vai conseguir encontrar o que funciona melhor para você, sem muitos sacrifícios.
Comments