top of page

Falta de tempo - como encontrar mais tempo e resolver o problema do século

  • Foto do escritor: Rozi Cabrini
    Rozi Cabrini
  • 2 de mai. de 2023
  • 9 min de leitura

Atualizado: 9 de ago. de 2023

A falta de tempo é um problema bem mais simples de ser resolvido do que parece, apesar das exigências do mundo moderno parecerem cada vez mais sufocantes. Separamos as melhores formas de encontrar esse tempinho a mais de forma fácil e prática.

mão segurando relógio de bolso
O tempo se esconde nas pequenas atividades

Nesse artigo:

“Quem mata o tempo não é um assassino: é um suicida.” - Millôr Fernandes


Quantas vezes já reclamamos da falta de tempo? Quantas vezes nosso corpo e nossa mente já nos cobrou a falta de lazer e pequenos prazeres? Normalmente essa cobrança chega em forma de fadiga, dores pelo corpo, mau humor, ansiedade, e tudo isso termina por afetar a qualidade dos relacionamentos, seja no trabalho ou com a própria família.


Quantas vezes nos percebemos, na correria do dia a dia, exagerando em nossas atitudes com as pessoas próximas e, quando finalmente bate aquele arrependimento, o estrago já está feito? A sensação de que as horas de um dia não são suficientes para realizarmos tudo o que nos propomos está cada vez mais presente na vida moderna, de todos nós, e leva a um estresse alto e desnecessário.


Saiba que você não está sozinha... é preciso organizar as atividades dentro do tempo disponível, é preciso delegar obrigações, é preciso aprender a dizer não, e nada disso é fácil.

homem ao lado de relógio gigante
Organização é sempre bem-vinda

Organize seu tempo

Para começar a organizar o seu tempo, é necessário uma importante reflexão sobre as suas atividades diárias e o tempo gasto em cada uma delas:

  • O que eu faço quando acordo?

  • Quanto tempo demoro entre acordar e iniciar minhas atividades diárias?

  • Quanto tempo preciso para o banho?

  • E para o café?

  • Será que estou gastando muito tempo nas mídias sociais?

  • Posso definir um horário específico para responder e-mails?

  • Perco muito tempo em frente à televisão?

  • Já pedi ajuda a alguém para determinadas atividades? Filhos? Marido?

Após a observação de todas as suas atividades do dia e o tempo gasto em cada uma delas, crie uma lista elencando tudo o que você precisa fazer no dia, estabeleça as prioridades diárias e o tempo médio necessário para realizar cada tarefa. E a parte mais difícil: cumpra esse compromisso.


Cuidado: não é obrigação sua ser "boazinha", diga 'não" sempre que for preciso, explicando sempre o motivo, com clareza, sem criar conflitos desnecessários.


Importante: nem sempre insistir e gastar ainda mais horas numa tarefa que não está dando certo é produtivo, chega um momento em que a produtividade cai demais e nada consegue restaurá-la, a não ser se afastar por um tempo, então dê um tempo para si mesma e para o seu cérebro e se recomponha, talvez tome um cafezinho enquanto busca novas soluções!


Quando tiver certeza de que a organização diária está pronta e testada (pois não adianta planejar e não cumprir nada), o próximo planejamento deve ser no nível mensal: use um calendário com espaço razoável para anotações em cada dia do mês.


Não se esqueça da família, namorado, amigos. Reserve em sua agenda horários e datas para os pequenos prazeres, eles são muito importantes para o nosso bem estar, recarregando nossas energias para as conquistas no trabalho.


Comece primeiramente organizando sua agenda pelas semanas:

  • obrigações de trabalho

  • médico

  • compromissos especiais

  • filhos

  • marido

Depois de anotar dias e horários dessas obrigações, anote as outras atividades que não são obrigatórias e depois as atividades físicas e lazer. Mantenha duas horas livres para caso ocorra alguma emergência, é muito mais comum do que pensamos, principalmente quando nosso tempo está bem alocado e com pouco espaço livre.


Planeje suas compras: faça uma lista das suas necessidades e vá ao mercado num dia e horário menos movimentado. Caso seja possível, faça sua compra online, pois economizará muito tempo e até dinheiro.

Caixas organizadas sobre uma mesa
Um exemplo simples de organização que sempre faço

Como organizar sua casa

Comece por um cômodo, ou um móvel, conforme preferir. Tire tudo do lugar, aos poucos, e limpe o espaço, avaliando cada um dos objetos em sua casa enquanto faz isso. Pergunte-se:

  • Quais desses objetos são realmente necessários?

  • Quais desses objetos carregam memórias importantes?

  • E quais deles eu não uso há bastante tempo?

  • Quais deles estão quebrados e não podem mais ser consertados?

Talvez seja hora de descartar alguns deles, talvez fazer uma doação ou consertá-los. Qualquer que seja a sua escolha, não tenha pena, são apenas objetos criados para servi-la e melhorar sua vida, logo, se não estão fazendo isso, eles não tem mais serventia e estão apenas acumulando peso em sua vida.


Com esse espaço novo que você criou, comece a agrupar os itens por semelhança. Se for no quarto, agrupe as roupas de acordo com o objetivo:

  • Roupas de festa

  • Roupas de trabalho

  • Roupas de inverno, e assim por diante

No armário da cozinha, por exemplo, você pode agrupar os itens conforme sua utilidade. Na despensa, agrupe entre massas, molhos, cereais, temperos; dessa forma, fica muito mais fácil visualizar o que você tem guardado, em que quantidade, o que usa ou não usa e até com que frequência, e então avaliar como organizar tudo em seu novo espaço.


Com isso, você poderá entender muito melhor, também, quais são as gavetas e caixas que serão melhores para acondicionar cada um desses objetos, priorizando o acesso melhor aos itens mais usados de forma a evitar que se misturem e baguncem tudo novamente.

Uma dica pessoal: gosto muito de encapar e enfeitar as caixas conforme seu objetivo. Fica sempre muito mais fácil de identificar tudo assim, além de ser muito agradável manter a arrumação dessa forma, com carinho e cuidado.

Dependendo do material guardado em cada caixa, é interessante colocar rótulos para que os itens sejam encontrados mais facilmente.


Pronto! Tudo limpo, em ordem e organizado em seus novos lugares. Agora é preciso se empenhar em devolver (e nunca esquecer) cada item, depois de usado, em seu devido lugar. É preciso se acostumar a manter a organização. E se prepare para começar a dar algumas ordens: todos os familiares precisam também se comprometer com a nova organização, é para o bem de todos =)

homem levantando sofá para faxinar
Ter a casa arrumada significa evitar bagunça futura e mais tempo livre

Lista de afazeres domésticos

Você sente que arrumar a casa é um ato contínuo, que sempre recomeça, e toma um tempo precioso seu, que muitas vezes poderia ter sido gasto em outras atividades muito mais prazerosas e importantes da vida? Se é assim que você sente e pensa os afazeres domésticos, é hora de repensar o modo com que está fazendo essa arrumação.


A organização da casa, se dividida entre todos os membros da família (de acordo com seus outros afazeres, claro), se tornará incrivelmente mais fácil, além de estimular a percepção em cada um da importância de lavar o que suja, guardar o que retira do lugar, entre tantos outros cuidados.


É claro que as tarefas devem ser combinadas dentro da família, para que cada um escolha aquela tarefa que tem mais a ver com suas atividades e lugares dentro de casa, além de levar em conta a idade das crianças, por exemplo. Mas todos devem colaborar um pouco, de acordo com a sua capacidade.


Importante: essa colaboração, principalmente quando iniciada bem cedo, ensina valores importantíssimos que estão perdidos em nossa sociedade atual, como:

  • a preocupação com o próximo

  • o cuidado com o que é de uso coletivo

  • a noção de comunidade

  • a percepção das consequências de nossos atos, mesmo aqueles pequenos e cotidianos

  • a responsabilidade e a atenção

Percebeu que tem alguma tarefa que ninguém quer fazer? Intercale essa atividade, um dia para cada um dos membros da família. Uma lista de afazeres domésticos e responsabilidades para cada membro da família auxilia na manutenção da ordem e evita conflitos.


Se alguém sentir que está sendo cobrado demais, sente-se com a família reunida e ouça todos, e se necessário, reveja as atribuições de cada um. E não se esqueça de elogiar, sempre.

homem preguiçoso deitado com vários relógios
O maior perigo da procrastinação é que ela é silenciosa

Não procrastinar

Não deixe para depois, nunca! Faça agora.

Definir horários para cada tarefa designada na lista dos afazeres de cada um dos familiares é uma forma de evitar a procrastinação. Crie metas e prazos para cada tarefa e coloque lembretes em lugares estratégicos de sua casa, aqueles pelos quais você sabe que terá de passar, assim garantindo que serão vistos com certeza.


Também estabeleça recompensas pelo cumprimento dessas metas e prazos. A procrastinação é o maior vilão, de longe, que temos que enfrentar quando queremos organização, e essa não é uma vitória fácil, principalmente se você é uma pessoa ansiosa ou perfeccionista.


Uma dica: assim como em outras áreas da vida, para se tornar uma pessoa mais organizada, aproxime-se e conviva com pessoas organizadas.

Você estará num ambiente muito mais propício para absorver, aprender e se inspirar bem mais do que se apenas insistir sozinha.


Prazeres da casa

A casa organizada é o ambiente de maior prazer na vida moderna e economiza um tempo precioso. É nosso aconchego, é o lugar que guarda todos os nossos segredos e cultiva cada um de nossos sonhos. É onde fazemos nossas refeições, sempre cheias de pequenos momentos de prazer e de socialização.


Ao manter sua casa organizada, cada um dos seus momentos em casa torna-se mais ameno e leve, te permitindo focar no que realmente importa e relaxar, recuperando as energias para os próximos dias.


Uma prática que tem sido muito comum em lares onde as pessoas são mais atarefadas, e que contribui muito para trazer esse aconchego tão necessário e ganhar muito mais tempo livre, é preparar alimentos num único dia da semana, para a semana toda, e congela-los, divididos igualmente. Já pensou nisso?

vários alimentos em saquinhos para congelar
Congelar alimentos significa se preparar e economizar muito tempo

Congelamento de alimentos

O planejamento é importante, eu diria até essencial:

  • Inicialmente, você define o cardápio conforme o gosto da família

  • Anota todos os ingredientes necessários e faz a compra (nada mais desagradável do que estar no meio do preparo e perceber que está faltando um dos itens)

  • Chegando em casa, é preciso definir se serão guardados em marmitas (para pratos já preparados) ou em sacos com zíper (vegetais e alimentos crus)

  • Alguns alimentos não suportam bem o congelamento, como os ovos, as verduras, os legumes, as batatas, as frutas; também os iogurtes, queijos, maionese

Branqueamento: os vegetais precisam passar pelo processo de branqueamento antes de serem congelados. É bastante comum aqui em casa fazermos o branqueamento da couve flor e do brócolos, que ficam perfeitos (mas serve para muitos vegetais diferentes).


Para isso, corte os vegetais em pedaços e coloque em água já fervente por aproximadamente 3 minutos. Passado esse período de cozimento, coloque-os em uma tigela (como um bowl, por exemplo) com gelo, para abaixar a temperatura rapidamente e cessar o cozimento.


Assim que estiver completamente frio, escorra a água e organize cada um dos pedaços lado a lado dentro de um saquinho próprio para congelar (encontrado em qualquer supermercado), sem sobrepor (um em cima do outro), pois assim você pode retirar a porção que for usar na quantidade correta, sem precisar descongelar todo o pacote.


Faça rótulos identificando o vegetal e a data se precisar de mais controle e garantir que não passarão do prazo de validade congelados.

Antes de fechar o saquinho para congelar, retire o excesso de ar do saquinho usando um canudinho, ou se tiver uma dessas máquinas que criam vácuo, é a hora de usá-la. Acomode tudo dentro do freezer.


Quando for utilizar os vegetais congelados, retire-os do freezer e deixe-os na geladeira até descongelar, ou pode até mesmo leva-los diretamente à panela, no caso de sopas e caldos, por exemplo. Apenas evite descongela-los na pia, ao ar livre, pois há sempre a possibilidade do aparecimento de bactérias e contaminação.

Comida congelada separada em congelador
Ganhando muito tempo livre com comida congelada

Congelando pratos prontos

Para congelar um prato pronto, basta coloca-lo no recipiente escolhido e levá-lo ao freezer. Lembre-se de que quanto menor a quantidade de alimento congelada dentro de um mesmo recipiente, mais fácil será para descongelar, então prefira vários recipientes menores ao invés de um único recipiente grande.


E não se esqueça de deixar um espaço razoável dentro do recipiente escolhido, pois o volume dos alimentos aumenta quando congelado, principalmente naqueles alimentos com uma grande quantidade de água em sua composição.


Temperatura de congelamento

  • Um alimento já preparado e pronto para ser consumido pode ficar congelado entre -6 a -10 graus Celsius, desde que consumido dentro de uma semana

  • Para um tempo maior de congelamento (que pode chegar até 3 meses, em média), a temperatura deve ser de -18 graus Celsius

  • Os pratos congelados já prontos para o consumo podem ser levados do freezer diretamente para o micro-ondas ou para o forno. Lembre-se apenas de usar a opção "descongelar" de seu micro-ondas, caso ele a tenha, e ficará tudo perfeito

mulher sentada segurando relógio e ampulheta
Você é a sua maior prioridade, tenha tempo para você

Tempo para mim

Busque ficar sozinha, às vezes, e não se sinta culpada por isso!


Somos inegavelmente seres sociais, é verdade. Vivemos em grupo e o trabalho é uma das nossas formas principais de socialização. É natural precisarmos fazer parte de grupos e buscar a aceitação desses grupos, por isso, encontrar um tempo só para você pode ser difícil.


Mesmo a nossa família, que nos acolhe, sempre, e é com certeza o mais importante desses grupos sociais, precisa ser afastada às vezes, naqueles momentos que realmente necessitamos de um tempo a sós consigo mesmas.

E a falta de tempo não deve impedir que tenhamos esse encontro conosco.

Sentir-se bem, em paz, em nossa própria companhia, permite que exploremos outras facetas nossas, muitas vezes desconhecidas, e também novos desafios, que sempre ampliam nossa liberdade. Então busque exercer maior criatividade, divagando sobre conceitos e emoções sem qualquer interferência exterior, concentre-se em seu interior.

homem em escada com lista numérica
Escolha o que mais importa para você

Prioridade na vida

Quais são as prioridades na sua vida? Reclamamos da falta de tempo quando não paramos para estabelecer metas, então enlouquecemos tentando abraçar tudo o que vem pela frente, assumindo todas as responsabilidades e nos culpando por não atingirmos nenhum grau de satisfação na vida.


Então surge a frustração, e o tempo passa. É por isso que definir metas, delegar funções e reorientar o foco das nossas prioridades se tornam as maiores motivações para nos dar uma vida mais feliz e com sucesso profissional e pessoal.


Estabelecer as prioridades em sua vida direciona suas energias e seu foco para o que realmente importa, onde será muito bem recompensada por gastar seu tempo, energia e recursos. Podemos eliminar assim todo o desnecessário e focar em buscar mais tempo (e com qualidade) com nossa família, e viver momentos prazerosos. É somente assim que poderemos encontrar o nosso "eu" e não nos perdermos no presente. Não podemos deixar isso acontecer, pois a vida é agora!

Comentários


Minifotos - deshapeealma.jpg

Olá, que bom ver você por aqui!

De Shape e Alma é o hub perfeito para todo assunto voltado a corpo, saúde e bem estar. Adoramos ter você conosco e esperamos te ver novamente, em breve!

Fique por dentro de todos os posts

Obrigado por assinar!

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Pinterest

© 2023 por De Shape e Alma

bottom of page