Exercícios físicos em apenas 30 minutos?
- Vilém S.
- 13 de nov. de 2023
- 3 min de leitura
Atualizado: 14 de nov. de 2023
É notório: quase sem perceber assumimos tantos compromissos que quando nos damos conta, as demandas do dia a dia não nos deixa sobrar qualquer tempo livre. Como fazer então para cuidar do corpo?

Abrimos mão até mesmo dos prazeres mais simples, como uma refeição mais caprichada e a companhia da família nas tarefas diárias. Deixamos a consulta ao médico para depois, deixamos os exercícios físicos para depois.
Mas os exercícios físicos são essenciais para mais qualidade de vida e maior longevidade, por isso é preciso encontrar um janela para a saúde. Mas como?
Como treinar em 30 minutos?
Priorizar um espaço de tempo para atividades físicas não é assim tão difícil. Dentro de aproximadamente 30 minutos você já consegue um treino que fará bastante diferença em sua vida, e não é algo apressado e estressante, pelo contrário, o segredo está na intensidade dos exercícios.
Durante esses 30 minutos são realizados treinos intensos, que estimulam a queima de gordura a longo prazo, aumentam a massa muscular, melhoram o sistema cardiorrespiratório, além de aumentar muito a resistência e condicionamento físico.
Outro benefício é a produção das endorfinas, que agem no combate à depressão e ansiedade, tão comuns atualmente. Fazendo da forma correta e suficientemente eficiente, os resultados podem ser tão bons quanto 60 minutos na musculação tradicional.
Importante: como em qualquer outra atividade física, é importante uma consulta médica para avaliar as suas condições de saúde. Nesse caso, devido à intensidade dos exercícios, torna-se ainda mais importante essa avaliação. Além disso é muito importante o acompanhamento de um profissional de educação física habilitado, ao menos nas suas primeiras sessões, evitando qualquer risco à saúde e garantindo os resultados desejados.
Alguns exemplos de treino para 30 minutos
Os treinos podem ser programados por um profissional, mas você também pode montá-los se já tiver bastante experiência com atividades físicas intensas.
Inicie com um aquecimento, como o polichinelo ou pular corda.
Em seguida, entram os exercícios com duração de 3 a 5 segundos e descanso de 1 segundo.
Podem ser até 4 blocos (grupos) de exercícios, cada um deles com um objetivo especifico como treino de força ou treino cardiovascular. Alguns exemplos incluem: 10 agachamentos seguidos de pular corda por 1 minuto, 10 flexões e 5 minutos de esteira. Essa rotina deve ser repetida até alcançar aproximadamente 25 minutos totais.
Por último, um bloco com o objetivo de resfriar o corpo e alongar os músculos, com duração de 5 minutos.
Algumas alternativas
O spinning é uma alternativa interessante e bastante animada se você prefere exercícios em grupo. Ele une pedaladas, muitas luzes e música muito animada. Mesmo quem não gosta de treino normalmente se anima com o clima e completa os 30 minutos sem nem perceber.
É perfeito para o fortalecimento do sistema cardiorrespiratório e tem como finalidade principal a melhora do seu condicionamento físico como um todo, além de queimar algumas calorias extras.
Além do spinning, também é possível conseguir resultados com exercícios únicos como:
Corrida em velocidade (sempre aquecendo bastante para não se lesionar), podendo ser na academia, numa esteira, ou então no parque.
Barra fixa, que pode ser encontrada facilmente em muitas praças públicas, onde você pode fazer alguns exercícios diferentes e alternar entre eles, além de correr e caminhar entre as séries para os braços descansarem.
Bicicleta, tanto nas marchas mais pesadas como mais leves, dependendo do seu condicionamento físico atual.
Honestamente, com o planejamento adequado, qualquer exercício pode ser encaixado nos 30 minutos. Só é importante conhecer os movimentos, os seus limites e se preparar bem antes de começar.
Treino perfeito para quem não tem tempo, com resultados surpreendentes. Acabaram-se as desculpas.
Bora treinar!
Comments