Envelhecimento: é assim que uso as frutas vermelhas para atrasar a idade
- Rozi Cabrini

- 15 de nov. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 18 de nov. de 2023
Envelhecer é natural, mas se descobrimos algumas formas de fazê-lo chegar mais lentamente, porque não?

Os fatores do envelhecimento
São vários os fatores que levam ao envelhecimento, e os principais estão todos relacionados ao estilo de vida, como
exposição solar,
fumo,
poluição,
estresse e
alimentação.
De qualquer forma, envelhecemos, é inevitável, porém podemos sim mudar nossos hábitos para atrasar ao máximo o envelhecimento e além disso, ter uma velhice muito melhor.
A alimentação saudável, por exemplo, principalmente sendo natural, sem os ultraprocessados e carboidratos refinados, como o açúcar, é uma das opções mais negligenciadas hoje em dia. Se além da alimentação saudável, ainda somos capazes de incorporar o consumo de frutas em nossa dieta, o resultado é ainda melhor.
Eu sempre consumi muitas frutas, mas tenho especial paixão pelas frutas vermelhas, desde que descobri os seus inegáveis benefícios. Todas elas tem algo a adicionar em nossa qualidade de vida, e seus vários tons de vermelho indicam seus benefícios para o nosso corpo.
Os benefícios das frutas vermelhas para retardar o envelhecimento
As frutas vermelhas são ricas em substâncias benéficas para nosso organismo, entre elas estão:
os antioxidantes,
a vitamina C,
o complexo B,
o magnésio,
o cálcio,
a antocianina
e os compostos fenólicos.
Seus compostos atuam na saúde celular, neutralizando os radicais livres, que são os grandes vilões causadores de danos às células, inclusive às células da pele, provocando e acelerando o nosso envelhecimento.
Também combate o estresse oxidativo (que é o desequilíbrio entre a quantidade de compostos oxidantes e antioxidantes em nosso organismo), reequilibrando a capacidade do corpo de combater os radicais livres.
As frutas vermelhas mais eficientes contra o envelhecimento
Todas as frutas promovem benefícios incríveis à nossa saúde, porém com relação ao combate ao envelhecimento, algumas delas, devido à sua composição, conseguem ainda mais benefícios e excelentes resultados:
- Mirtilo: é a fruta com a maior quantidade de antioxidantes entre elas, protege o cérebro do envelhecimento, que causa a perda de memória, e promove sua função cognitiva através de sua propriedade neuroprotetora.
- Romã: também possui muitos antioxidantes, além de ser conhecida como alternativa eficiente no combate ao melasma (as manchas na pele causadas por um distúrbio de pigmentação). A romã também conhecida como benéfica para a saúde cardiovascular em geral.
- Morango: um excelente antioxidante, além de conter licopeno, que previne o envelhecimento precoce dos nossos órgãos. Rico em vitamina C, produtor de colágeno, proteína que impede a formação de rugas e preserva a elasticidade da pele.
- Goji Berry (bagas goji): originário da Ásia, o goji berry possui grande quantidade de antioxidantes, além de sais minerais e vitaminas. È considerado na mídia como um elixir da juventude. Estudos sugerem benefícios de seu consumo também na função imunológica.
- Uvas rosadas e roxas, amoras e framboesas: também possuem potente ação antioxidante, além de fontes de resveratrol, tão comentado atualmente como redutor dos radicais livres, promovendo rejuvenescimento.
Últimas palavrinhas
Todas as frutas vermelhas, com alguns diferencias em sua composição, promovem a saúde em geral e combatem o envelhecimento precoce. É interessante consumir frutas três vezes ao dia, se possível, e procurar variar sempre os tipos de frutas consumidas.
Se você tem diabetes, como é o meu caso, precisa maneirar um pouco, mas não remova as frutas completamente. Ao invés disso, aquelas que tem um índice glicêmico mais baixo. Nesse caso, se tiver dúvidas, consulte um nutricionista, ou o seu próprio médico.













Comentários