O que fazer com dores recorrentes nas atividades físicas?
- Vilém S.
- 28 de nov. de 2023
- 2 min de leitura
As dores são normais, principalmente depois de treinos muito bem feitos. Também aparecem com muito mais intensidade para os novatos. Mas você sabe a diferença entre uma dor benigna, natural das atividades físicas, e a dor mais séria, que não devemos ignorar?

Por que sinto dor depois das atividades físicas?
A dor depois de atividades físicas intensas é normal. Você exigiu muito de seus músculos e eles estão estressados ao máximo, o que significa que precisam de descanso e de uma boa alimentação para se recuperarem.
A dor considerada "normal", sentida após os exercícios físicos é muito diferente da dor de lesões. Ela é sentida nos músculos, e se intensifica com movimentos parecidos aos dos exercícios praticados, além de impedir esses movimentos quando é muito intensa. Muitas vezes a impressão é que estamos "inchados", mesmo não estando.
Quando devo me preocupar com a dor depois dos exercícios físicos?
A dor de lesão, ferimento, machucado. Geralmente ela não acontece nos músculos, mas em suas extremidades, como tendões e articulações. Algumas características específicas dessa dor mais preocupante são:
Você sente essa dor constantemente, não apenas depois dos exercícios.
Ela é realmente uma dor, você se sente machucada, diferente da dor pós-treino que é muito mais um desconforto do que uma dor propriamente dita.
A dor é mais intensa no começo dos exercícios, pois seu corpo já está previamente machucado, e diminui de intensidade, até muitas vezes passar, conforme seu corpo se aquece. Mas volta logo depois que você termina os exercícios e seu corpo esfria.
Posso dar alguns exemplos pessoais: já tive dores nos pulsos quando aprendi a fazer flexões na parada de mão, pois é uma região onde esse movimento concentra a maioria de sua pressão. Por isso passei a treinar os antebraços com um "hand grip", o que resolveu o problema, já que músculos mais fortes ao redor dos pulsos ajudam-no a manter o controle e tiram a sobrecarga que recaía sobre ossos e articulações.
Também já tive dores nos cotovelos ao fazer barra fixa, e precisei de bastante tempo para perceber o que estava fazendo o exercício de forma errada, e corrigir o movimento. E essa é uma dica importante: é muito comum resolvermos esses problemas mudando pequenos detalhes em nosso posicionamento durante os treinos, então esteja sempre atenta durante os movimentos.
Mas porque devo me importar com essas dores recorrentes?
Porque o seu corpo está te dando um sinal de que algo está errado. Continuar fazendo o mesmo movimento, da mesma forma, vai te levar inevitavelmente a uma lesão mais grave, e essa lesão pode ter consequências muito graves, como te colocar numa mesa de cirurgia e até mesmo impedir movimentos completos pelo resto de sua vida.
É como sempre dizemos por aqui no De Shape e Alma, escute o seu corpo, esteja atenta à ele e não deixe para depois esses sinais. Cuide do que você tem de mais sagrado, o seu corpo.













Comentários