Depilação íntima feminina: 8 métodos, estilos e dicas perfeitas
- Rozi Cabrini

- 5 de mai. de 2023
- 8 min de leitura
Atualizado: 9 de ago. de 2023
São vários os tipos de depilação íntima feminina disponíveis hoje, e a escolha daquele que é o melhor para você pode ser um pouco mais complicado do que parece. Fizemos uma lista detalhada dos melhores métodos para que você possa tomar uma decisão informada.

Nesse artigo:
Depilação feminina íntima
Embora não exista razão médica ou higiênica para a depilação da região íntima, é um hábito muito comum entre as mulheres (e hoje em dia, entre os homens também) a remoção dos pelos do corpo, e os motivos são vários:
O principal deles é a aparência: seja por uma imagem de limpeza, feminilidade, delicadeza ou sensualidade.
Há também o cuidado em agradar o companheiro, e até por isso os homens também tem buscado muito a depilação
Algumas pessoas associam a depilação à uma maior intimidade nas relações sexuais, e até mesmo mais prazer
Qualquer que seja o seu motivo, é importante levar em conta que a região íntima apresenta uma pele mais sensível, além de contornos e curvas que exigem cuidados especiais para que não hajam ferimentos ou alergias.
Os métodos de depilação íntima são muitos e bastante variados. Enquanto alguns dão ênfase a uma depilação mais duradoura, outros focam em evitar a dor, e a escolha de qualquer um desses métodos de depilação deve levar em conta suas necessidades particulares, e até estilo de vida.
Se você pretende manter seus pelos como são, se prefere somente apará-los levemente, ou então se quer mesmo é eliminar todos os fios, essa é uma escolha pessoal.
Enumeramos abaixo todas as opções de depilação disponíveis no mercado, além das vantagens e desvantagens de cada uma delas:

.1 - Aparar pelos
Ao aparar os pelos, o que geralmente é feito de forma muito cuidadosa com uma tesoura específica para isso, não é possível diminuir muito os pelos em sua quantidade, apenas em volume (e comprimento).
É o método mais seguro para a pele, já que, desde que feito da forma correta, nenhum contato direto com a pele acontecerá, dificilmente levando a qualquer acidente ou ferimento. Ainda assim, é importante aparar os pelos em pé e utilizando um pequeno espelho, para garantir uma boa visualização de todas as áreas a serem aparadas.
.2 - Depilar com pinça
Essa depilação é bem demorada e minuciosa, além de razoavelmente dolorida. Por isso não é indicada para regiões grandes do corpo, cobertas de muitos pelos. O fato de os pelos serem removidos com sua raiz faz com que eles demorem muito mais para reaparecer, e com a insistência do procedimento, esses pelos podem até mesmo deixar de nascer completamente.
Embora o risco de ferimentos seja mínimo, sempre pode ocorrer o pinçamento da pele, além de também poder resultar em alguns pelos encravados.
É recomendado para pessoas que querem uma depilação mais duradoura mas que tem alergias à cera.

.3 - Como depilar a parte íntima com barbeador
A depilação com qualquer tipo de barbeador, por não remover o pelo pela raiz e somente cortar rente à pele, possibilita que o pelo cresça novamente e rapidamente. Além disso, alguns inconvenientes que podem acontecer incluem cortes na pele, o surgimento de pelos encravados e infecções.
Caso você opte por esse método, é necessário tomar alguns cuidados para minimizar os riscos e obter uma remoção de pelos perfeita enquanto mantém sua pele saudável e suave:
Se os pelos estiverem muito longos ou volumosos, cortar o excesso com uma tesoura, cuidadosamente. Isso vai ajudar o barbeador a atingir a base dos pelos muito mais facilmente, além de te permitir uma melhor visualização, minimizando acidentes.
Use um barbeador com lâmina nova, sem uso anterior, específico para esse fim. E por isso mesmo, não se esqueça de que essa lâmina estará bem afiada, então o cuidado é extremamente necessário, principalmente nas primeiras sessões. Quando bastante usada, a lâmina tende a puxar os pelos, causando irritação na pele, além de cortes.
Faça a depilação após o banho, pois o calor e o vapor terão amolecido e amaciado a pele e os pelos, além de causar uma diminuição na sensibilidade da pele.
Use um gel de depilação (pode ser creme de barbear, caso você não tenha) que não contenha álcool, ele vai auxiliar num deslizar mais suave da lâmina. Evite porém que o creme chegue a qualquer mucosa para não causar irritação.
Use a lâmina no sentido do crescimento dos pelos. Isso evitará que surjam pelos encravados e tornará o corte mais fácil e preciso, sem deixar que pelos escapem da lâmina.
Ao concluir a depilação, enxague com água fria. Você também pode finalizar o processo com um creme hidratante bem suave, para uma sensação gostosa.

.4 - Depilar com cera: benefícios
O maior benefício da depilação com cera é o longo tempo que os pelos levam para crescer novamente, pois são arrancados pela raiz e isso os enfraquece muito. A média é que os pelos removidos dessa forma levem de 3 a 8 semanas para reaparecer, mas o tempo varia de acordo com as características fisiológicas de cada pessoa.
Outros benefícios incluem:
Embora os pelos cresçam novamente, voltarão naturalmente mais finos a cada vez que sofrerem a remoção pela raiz causada pela depilação com cera. E não se esqueça: não use aparelho de barbear nesses pelos entre as sessões de depilação para não atrapalhar a próxima sessão, já que é importante que eles estejam visíveis para que a cera possa alcançá-los retirá-los completamente.
Quanto mais tempo você faz a depilação com cera, menos ela vai doer. Com os pelos mais finos, o processo também será mais rápido. Lembre-se: a próxima sessão será sempre melhor.
Evita os cortes e arranhões presentes em alguns dos outros métodos de depilação: no máximo, você terá uma aparência avermelhada na região da depilação, que sumirá logo em seguida.
Como resultado, a aparência da pele se torna muito mais bonita, e o toque é de seda e prazeroso. A pele fica extremamente macia e lisa. Essa característica é obtida porque a cera, enquanto remove os fios, faz um tratamento de beleza, num efeito esfoliante, removendo também a camada de células mortas e renovando a pele.

.5 - Depilar com cera quente em casa
A depilação íntima, por acontecer numa região de pele bastante delicada, cheia de contornos, faz com que seja muito difícil acessar toda a região onde será aplicada a cera de forma segura. Caso seu objetivo seja eliminar absolutamente todos os pelos, o melhor a fazer é procurar uma profissional para obter o resultado desejado sem nenhum contratempo.
Caso o objetivo seja uma depilação menos radical, pode ser feita por você mesma, em casa. Nesse caso, com 7 passos simples e alguns cuidados especiais você poderá obter um ótimo resultado:
Assim como nas outras formas de depilação, caso a região possua pelos longos, utilize antes uma tesoura, com cuidado, para diminuir esse comprimento, conseguir visualizar melhor a área e fazer com que a cera alcance a pele.
Em seguida, lave a área a ser depilada e seque muito bem para fazer com que a cera possa aderir firme e totalmente.
Leia as instruções da embalagem para utilizar a cera adequadamente e siga todas as recomendações, incluindo a forma correta de aquecimento da cera. Marcas diferentes possuem orientações diferentes (e bastante específicas).
Cuidado com a temperatura da cera. É preciso que esteja na temperatura correta para que possa envolver e aderir aos fios, mas não pode queimar a pele.
Então começamos a aplicação propriamente dita: aplique uma camada fina e uniforme, em uma pequena área, sempre na direção do crescimento dos fios.
Depois da cera esfriar, puxe os pelos na direção contrária ao crescimento dos fios, garantindo que não escapem ou se quebrem, além de assim saírem com toda a raiz.
Após a depilação, você pode usar produtos específicos para esse momento, como géis pós-depilatórios (que acalmam a pele) ou então fazer compressas com água fria, que também causam uma sensação bem gostosa de relaxamento.

.6 - Depilação com cera fria
A depilação com cera fria tem uma vantagem bem legal: pode ser usada em qualquer lugar em que você esteja, pois não necessita de recipiente para aquecimento, além de não ter o risco de eventualmente causar queimaduras (e também não faz sujeira).
Mas é claro que tem também suas desvantagens quando comparada com a cera quente. O principal inconveniente é a irritação na pele causada pelo seu uso.
Por ser fria e não dilatar os poros, os pelos não saem com facilidade, então são necessárias várias aplicações no mesmo local (cada uma das vezes em que é aplicada, a cera fria causa uma nova esfoliação) e isso causa abrasão na região da aplicação, que se assemelha bastante a uma queimadura.
A cera fria também não gruda com facilidade nos pelos mais curtos e mais finos, podendo deixar alguns para trás, ainda presos na pele.
.7 - Depilação a laser diodo
A depilação a laser diodo usa um feixe de luz concentrado, direcionado, com foco estreito e por isso capaz de atingir regiões bem pequenas, alcançando os folículos pilosos (onde ficam os pelos) com exatidão. Pode atingir vários níveis de profundidade, interrompendo o crescimento dos pelos à medida que as sessões são aplicadas.
O laser pulsa por uma fração de segundo, tempo suficiente para aquecer a raiz do folículo e interromper o seu crescimento.
Algumas pessoas mais sensíveis relatam um pequeno formigamento no momento em que o folículo capilar é atingido. Apesar disso, é totalmente indolor.
São necessárias de 5 a 10 sessões para eliminar os pelos completamente, já que não estão todos na mesma fase de crescimento.
Uma curiosidade: o laser age na melanina (que causa pigmentação, ou coloração mais escura), então pelos mais claros (assim como os brancos) nem sempre podem ser eliminados pela depilação a laser diodo.
Nesse método também é necessário usar uma loção calmante após a sessão para garantir que não haja nenhuma irritação ou desconforto nos momentos seguintes.
Existem algumas contraindicações, que incluem:
lesões na pele
gestantes
mulheres que amamentam
pessoas em tratamento para câncer
distúrbios hemorrágicos
vitiligo
Caso você tenha qualquer problema de saúde, é necessário consultar seu médico para garantir uma boa experiência de depilação.

.8 - Qual é a melhor depilação a laser?
Existem três tipos de laser que são usados em larga escala na depilação, e a diferença entre eles é o comprimento das ondas disparadas pelo laser. Cada um deles é recomendado para tipos específicos de pele, cor de pelos e região à ser tratada. Esses tipos de laser para depilação são o diodo, o alexandrita e o ND-YAG, e suas diferenças são:
O diodo é o mas eficiente em atingir os folículos capilares
O alexandrita tem o melhor resultado para pessoas com peles mais escuras
O ND-YAG é o mais indicado para pequenas áreas, como queixo e buço
Depilação íntima: estilos e desenhos
Existem vários estilos e desenhos usados na depilação íntima feminina, e a escolha vai de acordo com o gosto pessoal de cada mulher, pois nenhum é intrinsicamente melhor ou pior do que o outro. A questão aqui é somente a sua preferência estética:
.1- Virilha comum (ou americana)

Somente os pelos do contorno da virilha são removidos. É um dos mais comuns. Lábios, ânus e coccix não são depilados.
.2- Virilha comum com faixa de contorno (ou francesa)

Remoção dos pelos do contorno da virilha e também da faixa de contorno, podendo se aproximar dos lábios. É outro dos mais comuns. Lábios, ânus e coccix não são depilados.
.3- Virilha cavada ou (brasileira)

Remove os pelos da virilha, lábios internos e externos, ânus e cóccix, deixando uma faixa pequena de pelo no púbis.
.4- Virilha cavada com faixa de contorno

Remove os pelos da virilha, lábios internos e externos, ânus, cóccix e faixa de contorno, deixando uma faixa pequena de pelos no púbis.
.5- Virilha total ou (hollywoodiana)

A remoção dos pelos é total, incluindo virilha, lábios externos e internos, coccix, ânus, e até a região inferior do ventre.
.6- Virilha modelada

Remoção dos pelos dos lábios internos e externos e também dos pelos necessários para dar forma ao molde escolhido pela cliente no púbis. Não inclui ânus e cóccix.
Palavras finais
O fato de se depilar ou não é uma escolha completamente pessoal, você deve decidir o que quer fazer e como quer fazer. Por isso, pense em suas razões e objetivos, e então escolha a melhor opção.
A depilação deve ser voltada, e ter como único objetivo, o seu bem estar. Se é bem estar que você sente ao olhar para o seu corpo depilado, ou sem depilação alguma, então é isso que você deve fazer. Descubra o que te faz feliz e siga por esse caminho.
E você, qual é a sua experiência com a depilação íntima? Tem alguma dica para nós? Também estamos aqui para aprender =)
Fontes:













Comentários