Como comer aquelas comidas que você odeia?
- Vilém S.
- 7 de nov. de 2023
- 2 min de leitura
Muita gente não entende quando dizemos que realmente não gostamos de alguma coisa, tratam como se fosse algum capricho nosso, mas só nós sabemos que, quando nosso paladar está acostumado à determinados sabores, é muito difícil mudar, quase impossível

Deixando os processados, adotando os naturais
Consumir alimentos menos processados, mais naturais e com menos aditivos é o sonho de muitos, mas não é nem um pouco fácil para quem está acostumado com os industrializados, tão saborosos e fáceis de comer.
Eu particularmente nunca consegui comer o que realmente precisava para melhorar minha saúde até fazer a minha primeira dieta.
Eu estava extremamente determinado, e aos poucos fui percebendo que mesmo tirando todos os alimentos altamente calóricos que consumia, ainda não era o suficiente. Foi quando me vi numa encruzilhada: eu precisava comer coisas mais saudáveis, mas não suportava o sabor.
A solução é simples
Para resolver isso foi muito mais fácil do que eu imaginei. A simples atitude de comer mesmo não gostando funcionou como mágica, e aos poucos, meu cérebro foi se adaptando aos novos sabores, e o que era ruim foi lentamente se tornando aceitável. E o mais fascinante é que as comidas com sabores extremamente fortes que eu não conseguia abandonar, não consigo mais comer.
Pra deixar bem claro sobre essa transformação: não é que eu aceitei os sabores que eu nunca gostei. O que aconteceu, mesmo, é que eu passei a gostar deles e senti-los de forma diferente, mudança essa que acontece naturalmente através da adaptação de nosso organismo (e cérebro), alterando totalmente a nossa percepção e deixando o paladar infantil para trás.
Aos poucos comecei a abandonar os refrigerantes, os processados, os lanches, as maioneses e qualquer alimento com açúcar, e hoje em dia estou até mesmo evitando os adoçantes.
E nada disso fiz de forma forçada, apenas abandonei gradualmente, sem perceber. Apenas não sentia mais falta desses sabores exagerados e artificiais.
Você sempre colhe o que planta
Hoje prefiro muito mais algumas fatias de abacaxi suculento e docinho do que um sorvete ou qualquer outro industrializado, algo inimaginável para mim há quinze anos atrás, e inimaginável também para boa parte das novas gerações, tão acostumadas com alimentos embalados em pacotes e plásticos.
Então se você quer passar a comer as comidas que não suporta, mas que adoraria gostar, leve esse ensinamento para casa: coma mesmo não gostando, insista por um período de tempo, e o seu paladar irá inevitavelmente mudar, drasticamente. E você irá se arrepender de não ter feito isso antes.













Comentários