Aveia é realmente saudável?
- Vilém S.
- 17 de nov. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 18 de nov. de 2023
Ela é encontrada facilmente em qualquer supermercado, e já faz parte da culinária brasileira há bastante tempo. Mas será que realmente sabemos o que estamos consumindo?

A origem da aveia
A aveia (Avena sativa) é também conhecida como aveia-branca e tem uma origem bastante antiga, de milênios. Povos antigos, como os gregos e os romanos, já a conheciam e utilizavam. Foi um alimento muito importante durante a Idade Média por ser resistente a climas úmidos e frios, enquanto os outros cereais pereciam.
Hoje, a aveia tem seu uso bastante difundido pelo mundo e é cultivada em várias partes do planeta, nas zonas temperadas, onde o verão é ameno e úmido, perfeito para que ela possa se desenvolver. Quando chegou no Brasil, trazida pelos colonizadores, foi usada durante muito tempo, principalmente como forrageira (alimentação para animais).
Foi a partir da década de 60 que sua produção foi ampliada e intensificada, e logo passou a fazer parte da alimentação humana, embora seja utilizada até hoje na alimentação de todo o tipo de gados e cavalos.
Benefícios da aveia
A aveia possui vários benefícios para a saúde humana, e por ter um sabor bastante suave, pode ser usada de inúmeras maneiras. Esses benefícios incluem:
- Redução do colesterol: a aveia possui fibras beta-glucanas, que conseguem reduzir o colesterol total e o colesterol LDL (o tão falado colesterol ruim).
- Índice glicêmico: rica em fibras solúveis, a aveia promove uma digestão mais lenta, aumentando a saciedade e colaborando com a perda de peso, além de também controlar o índice glicêmico.
- Proteínas: a aveia possui o maior teor de proteínas entre todos os cereais, muito próximo ao teor de proteínas da carne, do leite e dos ovos.
- Protege o sistema cardiovascular: seus antioxidantes tem propriedades anti-inflamatórias que colaboram com a saúde do coração.
- Trânsito intestinal: a grande quantidade de fibras presentes na aveia previne a constipação e também regula o trânsito intestinal que, a longo prazo, trás inúmeros benefícios para todo o organismo.
- Nutrientes: na aveia você encontrará
manganês,
fósforo,
magnésio,
cobre, ferro,
zinco,
vitaminas B1 e B5
e uma grande quantidade de antioxidantes.
Flocos, farinhas e farelos de aveia
A diferença básica entre a aveia em flocos, farinha de aveia e o farelo de aveia é simples: vem da forma como foram obtidas.
Os flocos são obtidos quando os grãos são prensados, adquirindo a sua forma achatada característica. Quando os grãos são picados antes da prensagem, originam as variedades de flocos médios e flocos finos.
A farinha de aveia é obtida pela moagem dos grãos e depois por um processo de peneiração. É usada apenas a parte interna do grão, por isso a farinha possui menor quantidade de fibras.
Já o farelo é o resultado da moagem que não passou pela peneira. Possui mais fibras que a farinha, por ser menos processado, porém menos fibras do que os flocos.
Últimas palavras
Particularmente, uso a aveia diariamente em minha dieta, seja no café da manhã, em meio mamão papaya e um pouco de coco ralado natural, ou no kefir, à noite, com granola.
São pratos lindos, saborosos e saudáveis, e ainda oferecem muita energia para os dias mais cansativos.













Comentários