Alfarroba - benefícios e receitinha
- Vilém S.
- 15 de nov. de 2023
- 2 min de leitura
A alfarroba parece estar ganhando o mercado brasileiro, desde sua farinha até chocolates onde o cacau é substituído por essa fruta, e tem se tornado cada vez mais presente por aqui. O que você sabe sobre a alfarroba, suas características e benefícios?

A alfarroba
A alfarroba é um fruto produzido pela alfarrobeira, uma árvore originária dos países mediterrâneos. A alfarroba é obtida das sementes das vagens da alfarrobeira, são sementes torradas e moídas que se transformam em uma farinha adocicada, parecida com o cacau.
Enquanto o cacau possui 23% de gordura e 5% de açúcar em sua composição, a alfarroba possui apenas 0,7% de gordura, mas 40% de açúcar, em média, dividido entre sacarose, glicose e frutose.
Outra diferença entre os dois frutos é que a alfarroba não possui os estimulantes caféinas e teobrominas que existem no cacau.
Quais os benefícios da alfarroba?
Os benefícios da alfarroba são bastante variados, e vale a pena conhecê-los para fazer a escolha de como e quando usar a alfarroba em seus pratos. Esses benefícios incluem:
- Intestino: por ser rica em fibras, a alfarroba equilibra o trânsito intestinal, prevenindo a constipação. Também provoca a saciedade, auxiliando na perda de peso, além de possuir um efeito prebiotico, promovendo um ambiente perfeito para a flora intestinal se desenvolver.
- Coração: a alfarroba possui baixa quantidade de gordura saturada, ajudando assim a manter a saúde cardiovascular em dia. Suas fibras solúveis ajudam a eliminar o colesterol.
Possui polifenóis, que são substâncias antioxidantes, diminuindo o estresse oxidativo responsável por doenças cardiovasculares, além de cálcio, magnésio e potássio, que controlam a pressão arterial e protegem de doenças cardiovasculares.
- Pele: seus antioxidantes também agem na pele, prevenindo o envelhecimento precoce. Outro benefício importante é a promoção da hidratação, pois suas fibras retém a umidade na pele.
Alguns produtos cosméticos, inclusive, utilizam o extrato de alfarroba com esse objetivo. Também possui vários sais minerais e vitaminas que promovem a saúde da pele.
- Diabetes: ainda graças às fibras, a alfarroba ajuda a manter o índice glicêmico baixo e regulado, impedindo a formação dos picos glicêmicos que são sempre muito prejudiciais ao organismo.
Mas como usar a alfarroba?
A alfarroba pode ser usada para substituir o chocolate em pó ou o cacau em qualquer receita. Pra você entender como é um processo simples, compartilho essa receita que gosto bastante, um creme de alfarroba, que além de gostoso é bastante versátil.
- Creme de alfarroba
O creme de alfarroba é uma cobertura perfeita para bolos, ou então em taças cobertas com frutas vermelhas picadas. Os ingredientes são:
250 gramas de chocolate de alfarroba
1 colher de sopa de manteiga (se preferir, use a manteiga light)
1 caixa de creme de leite light
1 pitada de canela
Misture todos os ingredientes e dissolva em banho-maria, mexendo sempre, em fogo baixo, e pronto! É só saborear essa delícia.
É importante ter em mente que, embora a alfarroba seja bastante saudável, o consumo de qualquer alimento deve sempre ser moderado e controlado. O exagero nunca é bem-vindo, seja na alimentação ou na saúde como um todo. Então não se esqueça: sempre moderação.













Comentários