8 benefícios da sauna e tudo sobre essa prática tão prazerosa
- Vilém S.
- 24 de abr. de 2023
- 11 min de leitura
Atualizado: 9 de ago. de 2023
A sauna é muito mais do que apenas calor e suor, seus benefícios são abrangentes e poderosíssimos. Por isso, separamos uma lista desses benefícios e ainda te contamos tudo sobre como tirar o máximo proveito dela

Os benefícios da sauna são muito conhecidos mundo afora, e nos países que tem essa prática como uma atividade mais tradicional (um exemplo é a Finlândia) eles já se tornaram parte da cultura. Mas em nosso país, ainda temos muito para descobrir sobre eles.
Nesse artigo:
Ainda me lembro, durante a infância, de usar numa sauna algumas vezes, num clube de uma empresa onde meu pai trabalhava. Para mim era uma experiência muito interessante e intensa; lembro do calor e do vapor, da umidade, e depois de sair e tomar uma ducha extremamente gelada. Diziam que era para "fechar os poros", mas será que era mesmo?
Há muito mais aí do que parece, e os 8 principais benefícios da sauna deixam claro tudo o que há por trás dessa prática e seus benefícios reais:

Os 8 principais benefícios da sauna
.1 - A transpiração desintoxica o organismo, além de ajudar a regular a temperatura do corpo. Para que o organismo possa manter todas os órgãos funcionando plenamente, a temperatura deve se manter ideal, e a transpiração é uma das formas que o nosso corpo tem para fazer essa regulação.
A transpiração também é responsável pela eliminação de:
sódio
potássio
cloretos
amônia
ureia
ácido úrico
e até metais que podem causar vários problemas sérios, incluindo doenças neurológicas
.2 - A transpiração auxilia na eliminação dos organoclorados: uma pesquisa realizada em 2016 relata que a transpiração na sauna ajuda na eliminação de compostos conhecidos como "organoclorados". Os organoclorados estão presentes principalmente em pesticidas, em grandes quantidades, e se acumulam em nosso corpo ao serem consumidos, causando lesões:
nos rins
no fígado
no coração
no cérebro
na medula óssea
no DNA (levando ao câncer)
e até mesmo aborto, nas mulheres
Estudos envolvendo pessoas com excesso de organoclorados em seus organismos revelaram que a sauna é uma maneira de conseguir eliminar essa substância de forma consistente. No entanto, é importante notar que é necessário enxugar o corpo constantemente enquanto se está transpirando, além de tomar banho imediatamente após a sauna, pois essa substância pode ser reabsorvida pela pele.
.3 - Melhora da capacidade respiratória e circulatória. Não é de hoje que evidências são publicadas sobre os benefícios da sauna para a função pulmonar, aumentando a sua capacidade e volume total.
Uma das pesquisas, que testou 12 pacientes, registrou também melhora na ventilação e no volume expirado de forma forçada (quando respira-se de forma consciente, com intensidade elevada).
Outra observação interessante foi a melhora dos sintomas em pessoas com asma e bronquite crônica e também diminuição da incidência de outras doenças pulmonares, como pneumonia e até resfriados comuns.

.4 - Diminuição da inflamação e relaxamento: existem evidências de que o uso da sauna pode diminuir a inflamação sistêmica e, por promover relaxamento, também diminui as dores em geral.
O calor da sauna, seja a sauna úmida ou seca, aumenta a circulação sanguínea, e por isso eleva de forma acentuada a quantidade de oxigênio levado para as células, e é daí que vem a diminuição nas inflamações.
O calor também relaxa os músculos (e a mente), por mais tensos que estejam, e esse relaxamento diminui inchaços e dores crônicas, causando um bem estar que pode se carregar por um bom tempo depois da sessão de sauna.
.5 - Diminuição na incidência de demência: existe uma associação bastante curiosa entre a frequência em que alguém usa uma sauna e a chance que essa pessoa tem em desenvolver demência ao longo dos anos.
Um trabalho publicado em 2017 buscou entender essa associação. Um grupo de homens foi estudado por vários anos, e acabou por se descobrir que uma frequência moderada ou alta de uso de sauna (entre 4 a 7 vezes por semana) foi associada a uma menor incidência de quadros de demência e Alzheimer entre os participantes.
.6 - Aumento da capacidade de treino de corrida, provavelmente devido ao aumento do volume sanguíneo durante e após a sauna. O efeito da sauna, nesse caso, é comparável ao efeito de um treino intenso, pois:
Após um treino, suas vias respiratórias estarão mais abertas e em pleno funcionamento para buscar (e repor) o máximo de energia possível
Na sauna ocorre o mesmo processo, pois com o aumento na capacidade de circulação do sangue, há uma maior preparação de seu corpo para uma performance melhorada da próxima vez
.7 - Melhora a pele e os cabelos devido ao aumento da circulação. Durante a sauna, as glândulas sebáceas espalhadas por nossa pele aumentam a produção de sebo, o que promove maior hidratação e lubrificação, enquanto deixa a aparência ainda mais bonita e saudável.
Além disso, o calor também aumenta a produção de colágeno, que promove maior elasticidade, uma pele de aparência mais firme e previne (e até combate) as rugas e marcas de expressão.
O aumento do fluxo sanguíneo atinge toda a superfície da pele, chegando até os folículos capilares, levando mais nutrientes até esses folículos e estimulando o crescimento dos fios.
É importante notar que o cabelo deve ser protegido por uma toalha durante uma sessão de sauna, e se você quiser, pode aproveitar para utilizar algum creme hidratante no comprimento. O calor potencializará o efeito hidratante do seu creme, deixando o cabelo ainda mais bonito.
Lave imediatamente em água fria assim que terminar sua sessão de sauna.
.8 - Sauna ajuda a emagrecer?
Enquanto você está na sauna, o calor causa uma intensa transpiração e, consequentemente, muita perda de água. Nesse momento, seu peso poderá diminuir, é verdade, porém, assim que ocorrer a reidratação ele voltará ao registrado anteriormente.
Então nesse caso, não há perda de peso real, apenas perda de água, que retornará naturalmente aos seus níveis ideais para um funcionamento pleno quando você voltar à sua rotina normal.
O calor também aumentará a frequência cardíaca, como se você estivesse treinando, o que leva a um maior consumo de energia, que pode levar a perda de peso, porém, a perda é mínima.
Dica: mas há uma forma de perder peso com a sauna! Para obter uma perda real de peso é necessário aliar essas sessões de sauna com treinos consistentes e, junto com isso, substituir os alimentos mais calóricos utilizados diariamente por opções mais leves e saudáveis. Uma consulta ao nutricionista com certeza te colocará no caminho certo.

Tipos de sauna
Existem dois tipos principais de sauna:
a sauna úmida e
a sauna seca
Ambas tem o mesmo objetivo e um funcionamento bastante parecido: são feitas para manter um ambiente bastante aquecido e expor o corpo de seus usuários a esse calor, buscando principalmente o relaxamento e a sensação de leveza que vem depois de uma sessão de sauna.
Mas muito além do relaxamento e da leveza, existem também os vários benefícios que citamos na lista acima, provenientes desse contato com temperaturas altas e, principalmente, da produção de suor.
Diferenças: a maior diferença entre a sauna úmida e a sauna seca é exatamente a forma como elas produzem e mantem esse ambiente aquecido e consequentemente a sua estrutura física. Outra importante diferença entre elas se refere aos benefícios que cada uma delas causa para organismo:
A sauna úmida pode relaxar os músculos, descongestionar as narinas e até beneficiar os pulmões, devido ao vapor. Também tem efeito na pele, abrindo os poros e promovendo a limpeza, ajudando assim até mesmo na eliminação de cravos e acne.
A sauna seca, por sua vez, tem uma temperatura maior e, associada ao ar mais seco, aumenta ainda mais a transpiração, ajudando a eliminar várias toxinas do corpo pelo suor, através dos poros, enquanto acelera o metabolismo e auxilia, por isso, na perda de caloria, além de melhorar a circulação.
Vamos entrar em mais detalhes sobre cada uma delas:

Sauna úmida (ou a vapor)
A sauna úmida também é conhecida como banho turco. É mais comumente encontrada nas regiões mais quentes do Brasil. É caracterizada por um espaço fechado revestido por material impermeável (como azulejos, pastilhas de vidro ou porcelana) e aquecido por vapor d'água.
A temperatura atinge em média 40 graus Celsius. O vapor que dá a esse tipo de sauna o aspecto de umidade é obtido por um gerador elétrico, e por isso mesmo ela também é conhecida, às vezes, por sauna elétrica. Mas existem também suas versões a gás e a lenha.
Por causa de sua construção bastante fechada, essa umidade produzida na sauna úmida pode ser acumular, chegando até mesmo a 100% de umidade do ar em seu interior.
Sauna seca
Também conhecida como sauna finlandesa (pois é realmente muito popular nesse país), aqui não existe umidade no ar, o calor que ela produz é obtido através do aquecimento de pedras especiais (pedras dolomitas) que podem atingir 60 graus Celsius facilmente, e podendo alcançar até mesmo 100 graus Celsius.
É mais comumente encontrada na região Sul do país, tanto devido ao frio quanto aos descendentes de europeus que trouxeram essa tradição para o país. É normalmente construída com revestimento de madeira, que deve ser de uma espécie capaz de suportar a temperatura alta ao mesmo tempo em que resiste à baixa umidade.

Sauna a lenha
Na verdade, as saunas a lenha podem ser tanto úmidas quanto secas, pois o que muda é apenas a sua fonte de calor inicial, que deixa de ser elétrica (ou a gás) para ser a queima da lenha. Ao usar essa lenha para aquecer água e produzir vapor, obtém-se uma sauna úmida, ao passo de que aquecendo pedras dolomitas você obterá uma sauna seca.
Sauna a lenha úmida (a vapor)
As saunas a lenha úmidas são as mais tradicionais e antigas. Seu calor vem de uma caldeira (cheia de água) alimentada por lenha que gera esse calor ao aquecer a água e transformá-la em vapor. Esse vapor é direcionado para o interior da sauna e se espalha, criando o ambiente perfeito.
Sauna a lenha seca
Pedras dolomitas são colocadas sobre uma grelha, que por sua vez é colocada sobre uma fornalha, muitas vezes bastante parecida com uma churrasqueira, e é através do aquecimento dessas pedras que o calor é produzido, sendo irradiado por todo ambiente através delas.
O pós-sauna
Uma sessão de sauna, seja ela úmida ou seca, é muito prazerosa, mas não devemos simplesmente sair da sauna, há uma forma correta de terminar uma sessão, se você quiser realmente colher todos os benefícios da sauna.
Primeiramente: um banho gelado é muito recomendado. Os finlandeses foram os primeiros à adotar essa prática, e aliás, eles tem a incrível proporção de 1 sauna para cada 2 habitantes em seu país, então sabem muito bem do que estão falando. Pra se ter uma ideia, todas as casas e pousadas têm uma sauna, inclusive os hotéis.
O banho frio (ou gelado) após a sauna é muito útil porque os poros estão abertos devido ao calor a principalmente a transpiração, e com um banho frio imediatamente após a sauna, esses poros se fecharão novamente e a circulação fará o sangue se concentrar imediatamente nos órgãos, reforçando assim o sistema imunológico.
Além disso: você pode procurar repor os eletrólitos perdidos com o suor, caprichando num suco verde, por exemplo, de preferência com folhas num tom mais verde escuro. Você também pode preparar uma bebida com água de coco, laranja e mel. fica perfeito e ainda ajuda a recuperar um pouco as energias.

Sauna e musculação
A sauna produz estresse no corpo (não confundir esse estresse com algo negativo) e um dos efeitos desse estresse é liberar as proteínas de choque térmico, que são muito importantes para a recuperação muscular após exercícios extenuantes.
Também já foi constatado através de pesquisas que, num corpo com atrofia muscular por falta de exercício físico, essas células de choque térmico são encontradas em quantidade muito reduzida. O que significa um benefício bastante interessante também para as pessoas sedentárias.
Porém existe também alguns efeitos pouco estudados sobre as funções do calor das saunas nos músculos, e alguns estudos sugerem que esse calor pode atrapalhar a hipertrofia, mesmo que numa proporção bastante pequena. Então nada mais justo do que fazer o seu próprio teste e descobrir o que funciona com você.
Levando-se em conta que as proteínas de choque térmico também são liberadas em treinos de resistência de todo tipo, podemos considerar que a influência das saunas é bastante pequena para a musculação.
Então a conclusão só pode ser uma: se você busca vantagens para o seu treino de musculação, a melhor alternativa ainda é apenas se alimentar direito e treinar, sempre com consistência e rotina.
E mais uma coisa: isso não é motivo para desistir da sauna, para os praticantes de musculação. A sauna após um treino de extenuante ajuda a relaxar, isso é um fato, além de remover toxinas através de nossa pele e até aliviar a concentração de ácido lático que se acumulou nos músculos devido ao treino.
Depois de uma boa sessão de sauna você fica preparada para a próxima etapa de seu dia, seja ela o trabalho ou o descanso com a família.

Recomendações para uma ótima sessão de sauna:
Não exceda o tempo que foi recomendado para você (inicialmente entre 10 a 15 minutos), pois você ainda não conhece os seus limites e pode acabar sentindo desconforto após a sauna
Mantenha a hidratação de seu corpo em dia. Beba muita água antes e também depois da sauna, pois a perda de água pode ser bastante acentuada
Tome um banho antes, é importante ter uma pele limpa, já que os seus poros estarão abertos e seu corpo expulsará muitas toxinas por eles, e se for uma sauna pública, isso também demonstra respeito ao espaço alheio
Ducha gelada: se não quiser (ou não conseguir) tomar uma ducha gelada depois da sauna, como é recomendado, aguarde a temperatura do seu corpo voltar ao normal, naturalmente, antes que você volte às suas atividades normais
Ao sair da sauna, no fim de uma sessão, levante-se lentamente para evitar tonturas e acidentes. O longo tempo parada, sob calor e umidade intensas coloca nosso organismo numa situação incomum, e é importante dar tempo a ele, para que volte ao seu funcionamento normal
Não use bebida alcóolica antes nem depois da sua sessão de sauna. Além de ser importante estar totalmente consciente enquanto frequente a sauna, o consumo de bebidas alcoólicas potencializa os efeitos da sauna sobre a atividade cardíaca, dilatando os vasos periféricos. Dessa forma, você pode acabar sofrendo mal-estar, tontura, náusea e até desmaio
Aproveite esse tempo na sauna para meditar e agradecer, elimine de sua mente tudo o que estiver te incomodando. Deixe as preocupações escorregarem pelo suor, juntamente com as toxinas que seu corpo está eliminando
Abuse dos óleos aromáticos. Eles são parte da uma boa experiência de sauna e vão te fazer querer repetir mais vezes. Um dos mais utilizados é o óleo essencial de eucalipto, por suas propriedades medicinais e terapêuticas. Seu aroma fresco alivia dores e ainda descongestiona o nariz, além de aliviar problemas respiratórios.

Contraindicações
Algumas condições de saúde podem ser prejudicadas pela sauna, já que essa é uma atividade estressante para o nosso corpo, que deve ser sempre feita de forma controlada e com consciência. Entre elas estão:
Problemas relacionados a pressão arterial
Angina de peito instável (redução do fluxo sanguíneo para o coração)
Infarto do coração recente
Estenose aórtica grave (problema nas válvulas cardíacas)
Se a sua pressão arterial for muito baixa, pode acontecer de diminuir ainda mais e causar desconforto (como tonturas) e até desmaio
No caso de gravidez: ambientes muitos quentes podem interferir no desenvolvimento do feto
Para o homem, ocorrerá uma diminuição temporárias na produção dos espermatozoides, que é uma reação de proteção do corpo, e voltará ao normal assim que sua temperatura corporal abaixar
Qualquer dúvida em relação à saúde, especificamente, deve ser consultada com um médico de confiança.
Como você pode perceber, a grande maioria das contraindicações se dá devido a relação entre altas temperaturas e circulação sanguínea, o que é esperado, já que a sauna é uma atividade fisiologicamente estressante. Por isso, comece devagar, espere que o seu corpo se adapte, e assim poderá aproveitar essa atividade incrível sem preocupações.
Uma dica - tempo de permanência na sauna: o tempo de permanência numa sauna é bastante variável e depende muito de como você está se sentindo no momento, porém, para os novatos, é aconselhável não ultrapassar os 10 minutos nas primeiras sessões.
Últimas palavras
Após um dia cheio, um período na sauna poderá restaurar totalmente suas energias e relaxar sua mente. Esse efeito de relaxamento proporcionado pelo calor, unido a uma mente calma, e até um pouco de meditação, te transportará para praias ensolaradas e silenciosas. Deixe-se levar por essas sensações de prazer e relaxamento e aproveite cada minuto.
E você? Qual é a sua experiência com as saunas? Confesso que já faz muito tempo que não visito uma (que vontade). Conta pra gente nos comentários!
Fontes:
Comments